Seu carrinho está vazio.
*LIVRO VENDIDO NO ESTADO.
O livro pode conter pequenas manchas em função da ação do tempo.
Não será permitida troca do livro, exceto em caso de defeitos gráficos.
"A referência ao desejo da histérica não é uma referência psicológica. Ela nos põe, eu diria, na pista de um certo pecado original da análise. É preciso mesmo que haja um. O verdadeiro é talvez apenas uma coisa, é o desejo do próprio Freud, isto é, o fato de que algo, em Freud, não foi jamais analisado."
Jacques Lacan
Seminário XI
Digamos que o autor, neste livro, deixa entrever a sugestão de que o estudo da psicanálise seria o estudo do inconsciente do próprio Freud. Ao que acrescenta que sua teorização seria então a descrição que Freud fez do seu próprio inconsciente. Daí que a psicanálise seja decorrente do estudo do inconsciente da pessoa Freud é uma tese que se impõe logicamente, sendo, assim, o modelo de inconsciente para todos os que se submetem a um tratamento psicanalítico.
É esta ousada e revolucionária tese que o conhecido psicanalista de Belo Horizonte, Antonio Franco Ribeiro da Silva, sustenta em cada um dos capítulos deste livro. Talvez não fosse esta sua intenção original. Mas sua paixão pelo inconsciente de Freud levou-o a uma minuciosa e original investigação da produção de seus textos. Ao examiná-los através de correlações com a correspondência que Freud mantinha com seus pares, deu uma nova significação a esses textos. Frisando que todos os caminhos levam à clínica, aborda desde o ensaio sobre o Moisés de Michelangelo até o caso Dora, enfatizando principalmente Freud e seu inconsciente.
A reunião destes textos torna-se, nesta perspectiva, uma importante contribuição para a psicanálise, ainda mais porque madura e nacional.
Marcio Peter de Souza Leite
Antonio Franco Ribeiro da Silva é psicanalista, ex-presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise e do Circulo Psicanalítico de Minas Gerais, do qual é sócio-fundador. É colaborador habitual das revistas de psicanálise Reverso, Griphos e Cenário, de Belo Horizonte.