Seu carrinho está vazio.
Sonorizador, o livro-disco (“livro-livre”) de Ricardo Corona, recém lançado pela editora Iluminuras, traz poemas escritos especialmente para a voz e com associações em diversos níveis com a música contemporânea, defendidos pelo autor como ‘eletropoesiacústica’, em texto de apresentação.
O trabalho desdobra o conceito de poesia sonora, dilatando-o para universos acústicos e eletroacústicos a partir de pesquisa de sons e concepção sonora realizadas por Ricardo Corona e Roseane Yampolschi, compositora principal que pesquisou e desenvolveu a linguagem eletroacústica, mais a participação de um compositor convidado, Paulo Demarchi, que trouxe elementos rítmicos acústicos para os poemas cujas assonâncias internas indicavam percussão vocálica e contexto etnopoético.
O repertório inclui um longo poema de ficção científica, outro que homenageia o poeta dadaísta Hugo Ball, entre outros poemas do autor, além da adaptação e gravação de três poemas das etnias Yamanes (Chile), Comanche (EUA) e Xetá (Brasil); mais “À mesa”, de Augusto dos Anjos e “Tam”, do poeta português Almada Negreiros, em versão sonora eletroacústica e acústica, respectivamente, funcionando como uma homenagem à língua portuguesa, a última das filhas do latim.
Com participações especiais da cantora lírica Luciana Elisa Hoerner e dos músicos Alexandre Rogoski e Raule Alves, o volume tem projeto gráfico em formato híbrido de CD + livro, elaborado pela artista plástica Eliana Borges e desenho para história em quadrinhos (a partir de poesia), feito por Maxx Figueiredo.